Machismo

Algumas heroínas da Disney

servido por: Erick Heras
1 / 5
2 / 5
3 / 5
4 / 5
5 / 5

A Família Dinossauros marcou época e, revendo após mais de 20 anos, preciso destacar um momento.

Uma série de televisão que ironizava diretamente programas de TV. Um “família tradicional” – e, aqui, cabe a americana, brasileira ou “dinossáurica” (?).

Num dos episódios, há uma audiência pública envolvendo Mônica, uma amiga quadrúpede da família Silva Sauro, sendo transmitida pela TV. Zilda, a avó (e um maravilhoso alívio cômico), diz:

Não é possível que esse tipo de programa passe na TV, tem crianças assistindo!

– acho que o MBL não existia naquela época –

Elas precisam assistir coisas lúdicas e repetitivas, para se tornarem grandes adultos.

No mesmo episódio, Charlene chega chateada em casa, por ter tido uma melhora na nota de astronomia. Fran elogia e ela esbraveja:

Mulher astrônoma!? Para lavar as roupa do meu marido, é importante saber onde os planetas estão.

O início da audiência pública, citada acima, aconteceu depois de Mônica ter sido assediada – no trabalho – pelo supervisor, Harry Sexual. Por ter negado, foi mandada embora… lembra alguma situação hollywoodiana atual?

Inconformada, ela pede que o caso seja julgado e é obrigada a aguentar uma série de comentários machistas. Ela acaba exposta como a vilã da história nesse julgamento hilário. O episódio faz uma crítica interessante ao preconceito.

A série passou entre 1991 e 1994! Quem é do mundo corporativo sabe muito bem que, mais de VINTE anos depois, ainda existe o Senhor Richfield dominando os altos cargos. Homens enchendo o peito para dizer não haver problema algum em contratar uma mulher, pois todos são iguais, desde que deem conta das funções. Ele saca fichas de uma gaveta e lê:

Entrevistando uma mulher, elogie a bolsa de mão, sorria e mande ela ir embora.

Ao final, Charlene declara ter sido influenciada pela Mônica durante a audiência pública na TV – que ela claramente perdeu, afinal o juiz era o Senhor Richfield… rs

E termina com uma frase célebre:

Mas os machos têm que nos tratar com igualdade, somos uma sociedade evoluída, quanto tempo isso pode demorar?

Sim, “uma” dinossauro disse isso.