Rumo à Guerra Infinita

Pantera Negra

servido por: Vitor Leobons

Depois de 10 anos ou 17 filmes, Kevin Feige e a Marvel Studios fazem o que querem! E Pantera Negra é a prova disso!

Um dos blockbusters mais esperados do ano. Protagonizado por um herói negro, rei de uma nação rica e superdesenvolvida na África. Além do diretor e da equipe criativa, 90% do elenco composto por afrodescendentes. É um tapa na cara dos racistas e conservadores!

Um filme que vai fazer os jovens se encantarem e descobrirem esse novo protagonista, que foge do lugar comum. Uma produção que vai fazer crianças negras – que estão em formação – se verem representadas por esse herói, que é um rei fodão duma nação africana ainda mais poderosa.

Pantera Negra é representatividade… crítica política e social envelopadas em uma superprodução para toda a família. E o importante: num filme bom pra cacete! Um ótimo roteiro, uma trilha sonora incrível, excelentes interpretações. Talvez seja o longa mais bem dosado da Marvel Studios. Mesmo com um clímax grandioso, mas padrão, todas as cenas chamam a atenção. Desde as intimistas, até aquelas que possuem uma discussão relevante.

Tem um tom levemente parecido com O Soldado Invernal e Guerra Civil, ao usar humor de forma muito mais dosada.

É bacana pensar em como aceitaram – de vez – a fantasia e o sci-fi. Não tem a menor preocupação com uma tentativa adulta de “realismo”… criam um universo James Bond dos melhores. Carros comandados à distância, manoplas disparando raios sonoros, plantas que dão superpoderes. Mas consegue ser completamente verossímil dentro da proposta.

Enfim… é mais um filmão da Marvel Studios!

Nem preciso dizer que o vilão é a versão maligna do mocinho, né? No entanto, Killmonger é tão convincente, crível e coerente na motivação dele, que destronou Zemo do trono de melhor vilão.

E, com Pantera Negra, meu top 5 de filmes do estúdio já deve ter uns oito longas.

T’Challa vai incomodar uma galera! Por várias razões! E todos os questionamentos sobre a produção vão dizer muito mais sobre quem está reclamando do que sobre o filme…

Vivemos num momento importante para os filmes de super-heróis e fugir do protagonista branco é um avanço sem tamanho. Uma porrada no status quo duma sociedade preconceituosa, a qual acha que diversidade é mimimi… eu li os argumentos mais idiotas contra esse longa. Que não se trata do primeiro herói negro na telona, especulações sobre uma higienização fazendo o público esquecer outras iniciativas com personagens afrodescendentes e até comentários como: somos todos humanos… é triste, mas algumas pessoas não cansam de passar vergonha!

Wesley Snipes deu uma declaração importante sobre o filme. Nosso eterno Blade disse saber o impacto que esse longa terá, não só nos negros, mas – principalmente – na indústria. Porque quando aqueles que comandam notarem o dinheiro, inevitavelmente, vai abrir portas e criar novas oportunidades…

Por isso, o filme do Pantera Negra é único e importante!

O último passo antes do maior filme da Marvel Studios… a responsabilidade era grande!

Só posso dizer: ajoelhem-se perante o rei!