Rumo à Guerra Infinita

Homem-Aranha: De Volta ao Lar

servido por: Vitor Leobons

Eu já escrevi sobre Homem-Aranha: De Volta ao Lar

Vai lá e depois volte aqui!

Pois bem! Como aconteceu com Guardiões da Galáxia Vol. 2, o que escrevi lá ainda vale. Mas rever esse filme não apenas me confirmou as escolhas certeiras do longa, como mostrou outras possibilidades!

Temos uma continuação direta de Capitão América: Guerra Civil. O começo, filmado pelo próprio Parker, é uma ótima recapitulação, mas – ao mesmo tempo – apresenta e dá mais nuances a esse novo Homem-Aranha dos cinemas. Ainda muito novo, mais empolgado e tentando mostrar valor.

É um longa no padrão Marvel Studios. E, como todos, os envolvidos vão até o material original para pegar elementos que eles acreditam ser mais importantes para a história que querem contar, jogam no processador MCU e criam algo novo.

De Volta ao Lar traz um Homem-Aranha com elementos da versão Lee/Ditko, ao mesmo tempo que pega coisas do Miles Morales e no Peter Parker Ultimate, indo até fases mais atuais desse personagem… na essência, temos algo que é o Aranha, mas de uma forma completamente nova.

Depois de cinco filmes, esta produção acerta em não recontar a origem do personagem. No entanto, o relacionamento com Ned dá a justificativa que esse roteiro precisa para citar – rapidamente – aquela mordida que deu os poderes ao herói.

Tio Ben é outro elemento importante, que também foi rapidamente citado. Outra escolha acertada e que apenas os fãs devem pescar.

Ainda não temos o Clarim Diário e J.J. Jameson, mas – com todo um novo universo de possibilidades a ser explorado – esses são elementos da mitologia do personagem que podem ser explorados mais tarde.

Uma das grandes diferenças em De Volta ao Lar, para as demais incursões do Aranha no cinema, é o fato que este Cabeça de Teia poder interagir com outros personagens dentro deste Universo Marvel.

Durante muito tempo, o Amigão da Vizinhança teve uma revista chamada Marvel Team-Up. O volume inicial dessa série começou a sair em março de 1972 e, das 150 edições, 141 mostravam um Homem-Aranha – unido com outro herói – para enfrentar algum, ou alguns, vilões. E, ao rever o primeiro longa do personagem, sob a responsabilidade da Marvel Studios, tendo Peter interagindo com Homem de Ferro, torço para os próximos filmes dele sigam esse caminho Team-Up.

Kevin Feige já disse que o Aranha vai ter um papel importante no MCU, depois de Vingadores 4…

Não deixa de ser empolgante pensar nas possibilidades!