Promessas de ano novo

Pipocando no Ano Novo

servido por: Caio Sandin

Para você que prometeu para si mesmo, para os amigos, namorada (o) ou cachorro que esse seria o ano em que você assistiria mais filmes e entraria mais nas conversas sobre o assunto, os primeiros meses sempre são uma boa amostra. Se você conseguir manter o foco e se empolgar com os longas deste primeiro bimestre, uma boa parte do caminho estará andada.

O começo do ano sempre reserva para nós, brasileiros, os principais concorrentes da temporada de premiações, então, é um ótimo momento para sair de casa e ir ao seu cinema favorito. Toda semana. Até mais de uma vez. E para te ajudar a completar a sua promessa para esse 2018, o Shots preparou uma lista completa, para você não ficar uma semana sem ter filme para ver, até o fim de fevereiro. É o empurrão que faltava.

Para ir agora no cinema:

Viva – a vida é uma festa

Começando o ano muito bem, eu até poderia dizer que a nova animação da Pixar é um filme para a família toda, mas ele vai muito além. Ele é um filme diferente para cada pessoa da sua família. As crianças se divertem com as piadas, mas entendem um pouco mais do conceito de perda, de renúncia… É um filmaço, lindo, com uma trama muito legal e músicas que grudam na cabeça.

– 18/01 –

Me Chame Pelo Seu Nome

Começamos a sessão dos aclamados pela crítica e com chances de estatuetas com um filme que retrata um jovem italiano na década de 80. Seu primeiro amor, suas descobertas, seu florescer e sua dor com a perda da pessoa amada. O roteiro simples, mas sincero e a direção/fotografia são os grandes focos do filme, em contraponto a excelentes atuações.

– 25/01 –

Artista do Desastre

Um filme horroroso anunciado em um outdoor no pulsante centro de Los Angeles. Este filme retrata a história por trás de um dos melhores filmes ruins de todos os tempos, “The Room”. Com um protagonista extremamente bizarro, baseado em uma pessoa tão estranha quanto, rendeu o Globo de Ouro a James Franco. O Oscar já vai ser mais difícil. Por conta das acusações, bem graves e com provas comprometedoras, de assédio sexual por parte do ator tiram ele do páreo principal. Mas ainda vale assistir o filme e entender como foi feito o filme-desastre do título.

The Post: A Guerra Secreta

Um filme para demonstrar a importância da imprensa em contraponto a um governo corrupto. Parece um bom momento para isso, não? Pois é, depois do sucesso de Spotligh, um novo filme para relembrar o quão relevantes jornalistas podem realmente ser para uma democracia é ótimo para os tempos atuais. Mais motivos? Spielberg dirige, Maryl Streep estrela ao lado de Tom Hanks. E mais, a história é baseada em fatos.

– 01/02 –

A forma da água

Finalmente teremos a chance de ver o novo filme do “mestre das criaturas” Guillermo Del toro. A ambientação na Guerra Fria, a crescente relação entre um monstro humanizado e uma faxineira muda já apelam para serem vistos no cinema, mas, quando Del Toro coloca sua assinatura visual inconfundível e suas parcerias com profissionais tão competentes quanto o próprio, é quase uma necessidade básica ir assistir esse clássico instantâneo no cinema.

Todo o Dinheiro do Mundo

Temos duas tramas aqui: a do filme, que retrata o sequestro de uma jovem de 16 anos e os esforços de sua mãe para convencer o avô bilionário a pagar o resgate da neta; e a segunda trama, a que ocorre no mundo real, Kevin Spacey gravou o filme, pequena participação, mas muito importante. Após as acusações de abuso sexual atingirem com força o protagonista de House of Cards, o diretor Ridley Scott, que por si só valeria, algum tempo atrás, essa recomendação (hoje não mais, né Ridley), não se acanhou e, com um prazo de menos de 2 meses, regravou todas as cenas com participação de Spacey com um substituto à altura: Christopher Plummer. O filme, planejado para estrear no dia 22 de dezembro nos EUA, estreou no dia 22 de dezembro. Nem um dia de atraso. Além de todas as tramas citadas, a atuação da última ganhadora do Oscar de atriz coadjuvante, Michelle Williams, já vale o ingresso.

– 08/02 –

O Sacrifício do Cervo Sagrado

O diretor de O Lagosta está de volta. Com um filme perturbador, visceral e real sobre vingança, culpa e família. O trailer já faz o ar ficar rarefeito no pulmão, o filme promete (e segundo pessoas que já viram, cumpre) deixar o espectador ainda mais estarrecido.

– 15/02 –

A última semana de nossa lista conta com dois títulos distintos, mas um tanto similares, vamos a eles:

Pantera Negra

Sim, temos um filme blockbuster, pipocão por aqui. Pantera Negra parece ser o filme mais fresco da Marvel em muito tempo. A ação alucinante e as lutas grandiosas continuam, mas em segundo plano. Aqui, a vida de um rei recentemente coroado, as disputas com inimigos que acham tal elevação ao cargo indevida e vilões vindos de fora parecem ser a chave para o sucesso. Com um dos elencos mais incríveis já reunidos pela produtora, o diretor responsável por Creed e a trilha sonora de Kendrick Lamar reunidos, parece que, como diz o trailer, a Marvel “Never freeze”. Em bom português, nunca hesita.

Lady Bird: A Hora de Voar

Um filme intimista fecha nossa lista, voltando ao cenário das premiações. Lady Bird é uma história quase autobiográfica de uma jovem e uma mãe tentando se entender. Em meio a essas duas gerações, tão distintas, com pensamentos, ideologias e personalidades diferentes, às dificuldades desse relacionamento, os pequenos momentos de união e parceria mostram seu real valor.