Séries de TV

Desculpe o transtorno, preciso falar sobre Cara Gente Branca

servido por: Vitor Leobons

Sim, esse é mais um texto sobre algo que ninguém está mais falando… só tenho a dizer: antes tarde do que nunca!

Sim, esse é mais um texto sobre uma produção da Netflix…

Mas depois do MetrôRio se meter em uma grande polêmica, por conta de uma propaganda preconceituosa, escrever sobre Cara Gente Branca é obrigatório!

Pois bem…

Cara Gente Branca, ou Dear White People (DWP para os íntimos), foi renovada para uma segunda temporada!

Em um momento onde a Netflix cancelou – sem pena – algumas das produções, a demora para sair esse anúncio da segunda temporada de DWP me deixou preocupado…

Afinal, a primeira temporada é boa pra cacete! Ótimas atuações, excelente direção, roteiros inteligentes…

Foi lançada logo depois de 13 Reasons Why e, apesar de ser muito melhor, não conseguiu metade do hype e da divulgação que a outra série – também produzida pela Netflix – teve.

E eu fiquei me perguntando o porquê?

Lembrei que, quando o primeiríssimo trailer do seriado foi lançado, uma onda de rage surgiu, com discussões levantadas sobre racismo reverso e falácias do gênero…

A Netflix recebeu ameaças de assinantes, que prometiam cancelar o serviço caso o programa realmente fosse ao ar…

Enfim…

Mesmo assim, a série saiu.

É uma pedrada! Um tapa bem dado no preconceito e na hipocrisia diários. Adaptação do filme de mesmo título, premiado no Sundance Film Festival em 2014, a série expõe de forma realista, porém – ao mesmo tempo – debochada e irônica, por intermédio do microcosmo que são as universidades estadunidenses, a maneira como é construída a nossa sociedade.

O quinto episódio, dirigido por Barry Jenkins, ganhador do Oscar com Moonlight, é genial e – sem medo – joga merda no ventilador e expõe feridas que precisam ser muito discutidas!

DWP abrange um sem-número de assuntos espinhosos. Temas que boa parte das pessoas se nega a aceitar que sequer existam…

O que me leva de volta à pergunta que fiz lá no começo: por que DWP não foi tão divulgada ou gerou tanto hype?

Ora… se o suicídio e o machismo abordados em 13 Reasons Why precisam ser debatidos, o preconceito (em diversos níveis e formas) – que está em DWP – também deveria! E a propaganda sem noção do metrô é uma prova disso.

Mas tanto o trabalho de divulgação da Netflix, quanto a interação do público com o programa, mostram que a hipocrisia e o preconceito estão muito mais enraizados e presentes – em cada um de nós – do que temos coragem de aceitar e assumir… somos todos como o personagem branco, que se nega a deixar de chamar o colega negro por um termo racista, porque, na verdade, ele não se acha preconceituoso…

Cara Gente Branca é uma série extremamente importante! Precisa ser vista, revista e bastante discutida! É para fazer a gente pensar! E se tentarmos de verdade, isso não é tão difícil!

Nos tempos estranhos que vivemos, DWP é um programa necessário! Que venham as próximas temporadas!